27 novembro, 2009

vontade

Hoje gostava de poder ir buscar-te.

Onde quer que tu estejas.

Queria ir buscar-te… encontrar-te com um sorriso-de-me-ver….

Queria segurar-te na mão onde não estivessem as rosas.

Queria levar-te a ver o mar junto ao desfiladeiro que-tem-no-nome-cães.

Queria sentir-te ali perto. Sentir a tua respiração mesmo sem palavras.

Queria sentir que era ali, comigo o único sitio onde te apeteceria estar.

Mas bem sei entre os meus maiores defeitos estão o perguntar-de-mais, o querer-de-mais, o sonhar-de-mais, o imaginar-de-mais…

Sim, e o confundir tudo-e-todos. Já estive até para reclamar na origem mas eles também confundem tudo!


Imagem: sofya


26 novembro, 2009

Procuro-te e só vejo o farol de ti.

- Onde te escondes, meu mar?



...

25 novembro, 2009

23 novembro, 2009

pedido

Não sou muito grande:
Leva-me na tua mão…
Ou no teu abraço.


19 novembro, 2009

[da lonjura]

Por vezes o mar ainda é azul...
É, por vezes ainda é azul,
junto a mim,
junto a ti...


E nessas vezes alongadas
de desalento e desassossego
o mar ainda é azul
junto a nós:

E nasce um poema
de braços e pernas abertas
como convêm que seja
para pessoas de almas fechadas.


L.C.



16 novembro, 2009

Conclusão do dia




É fácil de mais perdermos alguém... É um abrir e fechar de olhos.

Por isso não se esqueçam de fazer aquelas coisas que andam a adiar, a adiar, a adiar...

15 novembro, 2009

do "sítio mais afastado do bulício do mundo" *


Cheguei e finalmente consegui abri-lo depois da morte dela.

Já o tinha mudado de estante, de divisão, de cidade… Mas nunca mais consegui arranjar coragem para o abrir de novo.

Hoje, talvez por estar vencida pela exaustão, entrei n quarto, onde tem sido o seu reduto nos últimos tempos, e quase sem o premeditar, tirou-o da estante e abri-o.

Vi que na primeira página tinha escrito 24-1-68 Albino Gonçalves. Sabia-o mas realmente nunca mais tinha pensado nisso. Nunca mais tinha pensado que este livro também já fora dele. E foi dela. Era dela quando eu o li e reli e reli.

De repente ainda sou sugada para aquela rua onde ele me dava rebuçados daqueles muito pequenos enrolados em papel e chocolates redondos e rectangulares embrulhados em pratas azuis e vermelhas com carros estampados.

Mas sou invadida pela saudade enorme de estar naquela sala, cheia de livros com cheiro a biblioteca, a lareira, e a amêndoas de pascoa, a mesma onde vi o seu corpo pela última vez.

…Tenho o livro em cima da mesa-de-cabeceira entro os que vou lendo… Pode ser que em outro dia de chuva como hoje ganhe coragem para o reler… Ou tenha tempo para vos contar da minha adoração por Emily Brontë.


Chove lá fora. Vou dormir.


* P. 7 O Monte dos Vendavais de Emily Brontë - Portugália Editora

13 novembro, 2009

Porque é Sexta 13...



Estão todos convidados para a minha queimada e para participar no esconjuro deste país!



Conxuro de Queimada

Mouchos, curuxas, sapos e bruxas. Demos, trasgos e diaños, espíritos das nevoadas veigas. Corvos, píntigas de meigas, feitizos das menciñeeiras. Podes cañotas furadas, fogar dos bermoes e alimañas.

Lume das Santas Campañas, mal de ollo, negros meigallos, cheiro de mortos, tronos e raios. Oubeo de can, pregón da morte, fuciño do sétiro e pé de coello. Pecadora ligua de mala muller casada com home vello.

Averno de Satán e Belcebú, lume dos cadavres ardentes, corpos mutilados dos indecentes peidos dos infernais cus, muxido da mar embravescida.

Barriga inútil da muller solteira, falar de gatos que andan á xaneira, guedella porca da cabra mal parida.

Com este fol levantarei as chamas deste lume que se asemelhha a do inferno, e fuxirán as bruxas acabalo das suas escobas, índose bañar na praia das arenas gordas.

!Oide, oide! Os ruxidos que dan as que no podem deixar de queimarse no augardente quedando así purificadas. E cando este brebaxe polas nosas gorxas, quedaremos librés dos males da nosa ialma e de todo embruxamento.

Forzas do ar, terra, mar e lume, a vos fago esta chamada: Si é verdade que tendes mais poder que a humana xente, eiquí e agora, facede cós espíritos dos amigos que están fora, participen con nos de esta Queimada…

11 novembro, 2009

< 18


A propósito dessas reuniões de bispos católicos...



Fun Home (subtitled A Family Tragicomic) de Alison Bechdel