29 setembro, 2009

A oração da Vida e as Vígulas do Amor

O meu amigo António, de que os mais atentos certamente já ouviram falar, foi , sem dúvida ,das pessoas mais extraordinárias que conheci.

Foi e é porque apesar de estar privada da sua presença as suas palavras parcas acompanham-me todos os dias, e perco ganho muito tempo pensando nelas…

De forma que, tenho pensado sobre uma das coisas que uma vez me disse numa conversa de secretária:


A vida é como um texto, e o Amor é uma boa oração bem encaixada entre duas vírgulas…”

António Rodrigues


Recordo-me de memorizar a frase desconhecendo, contudo, o seu sentido real. Não perguntei. Eu pergunto sempre de mais… E, ele não era de muitas respostas. Com ele aprendi a conter-me e a pensar por mim.

Já levei horas pensando nas vírgulas e nas orações. Nos diferentes tipos de orações, nos diferentes tipos de texto. E, principalmente, no que tendemos a colocar entre vírgulas.

Sei que, o que queria dizer não era algo realmente simples. Nem sequer algo que eu pudesse naquela altura entender, pois pouco sabia acerca do Amor e da Vida. Tinha em mim a pureza de quem poderia conquistar o mundo. E ele a sabedoria acumulada de uma vida serena e dedicada.

Hoje, já cheguei a algumas conclusões. Cheguei a grandes conclusões. E sim, já posso dizer que a vida é mesmo um texto e o amor uma oração entre vírgulas. Provavelmente, com o tempo, ainda vou chegar a mais conclusões. Vai-se aprendendo à medida da experiência.

Deixo-vos aqui mais uma das ideias que apreendi dele, talvez porque considere que se deveria ter dado a conhecer o seu entendimento da coisas. Mas, principalmente, porque acho que deveríamos pensar mais no sentido das coisas. Viver simplesmente não é viver por acaso.

Imagem retirada daqui...

Querido Silvio

... não sei se isso não será amor!*





* Alguém me consegue explicar o que faz um país com um homem destes à frente?!

28 setembro, 2009

[da ilusão]

Por vezes pareço-vos sentado…
Estou de pé!
E mesmo quando vos pareço deitado
Estou sentado, ainda.

Cresci assim,
Prevendo as quedas.
Alucinando as formas.

- O resto?
O resto,
Deve ter ficado num ecoponto qualquer...
Verde.

Asiram L.

26 setembro, 2009

Herman José

...

Há uma coisa que eu aprendi com Herman José …

Não que tenha aprendido com ele o conteúdo mas, a forma de o sintetizar sem dúvida que sim:

- “ as opiniões são como as vaginas cada uma tem a sua e dá-a quando quer”.

Acrescento, contudo, isto:

- e a quem quer.

E quantas mais opiniões ouço mais me convenço disto!



23 setembro, 2009

Desenhos

...Quanto mais conheço as pessoas mais me identifico com os desenhos!






21 setembro, 2009

Ai!

..Estes fins-de-semana
acabam comigo!
Tenho tanto Sono!

16 setembro, 2009

A princesa negra da era Obama


...

Comenta-se por aí, na net, que a Disney se adequou à época Obama e criou uma princesa negra! Mas este já é um projecto da Disney desde 2007! Será que eles conseguiram prever o futuro?!




Tiana, a princesa em "A Princesa e o Sapo" a estrear em Dezembro.

Baseado em "A Princesa Enfeitiçada" de E.D. Baker


Retrato de uma princesa desconhecida

Para que ela tivesse um pescoço tão fino

Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule

Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos

Para que a sua espinha fosse tão direita

E ela usasse a cabeça tão erguida

Com uma tão simples claridade sobre a testa

Foram necessárias sucessivas gerações de escravos

De corpo dobrado e grossas mãos pacientes

Servindo sucessivas gerações de príncipes

Ainda um pouco toscos e grosseiros

Ávidos cruéis e fraudulentos

Foi um imenso desperdiçar de gente

Para que ela fosse aquela perfeição

Solitária exilada sem destino


Sophia de Mello Breyner Andresen